Representação Proyecto Cultural Sur em Mato Grosso do Sul

segunda-feira, 20 de maio de 2013

FIP-MS - A MÚSICA É PAZ!





FIP-MS - FESTIVAL INTERNACIONAL D A PALAVRA  e a MÚSICA É PAZ!
 envolvendo a arte do violão, do acordeón, do bandoneón  e o CHAMAMÉ no Centro Cultural do Chamamé.
Coordenação da Orlando Rodrigues
.
FIP-MS - A MÚSICA É PAZ!
.
19.05.13 –( DOMINGO ) noite – 19,30 as 21,30 hs

Centro Cultural Chamamé
.
FIP-MS- A MÚSICA É PAZ - por Orlando Rodrigues do Centro Cultural do Chamamé.
"....De las colonias Guaranys que bailavam al sonido de las guitarras, cordeonas y bordonas, salió el mas puro sentimiento de la lengua Ava Ñe' e. Su sufrimiento durante su faena no olvidare de su heranza de su peblo sufrido pero muy contento con los unicos alegros de su pago: El Chamamé..."
.
Amigos, para falar deste tema  A MÚSICA É PAZ  - chamei o Orlando Rodrigues que criou aqui em Campo Grannde- MS, o Centro Cultural do Chamamé. Um espaço onde a cultura é o foco e um lugar de encontro para todos os aficicionados pelo ritmo.

O chamamé é um gênero musical tradicional da província de Corrientes, Argentina, apreciado também no Paraguai e em vários locais do Brasil (nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul) e em outros países. Em sua origem se integram raízes culturais dos povos indígenas guaranis, dos exploradores espanhóis e até de imigrantes italianos.

O chamamé é o resultado  da fusão de raças (etnias), que misturadas com o tempo contaram a história do ser humano e de sua paisagem, projetando-se inclusive para outras fronteiras. Utiliza o acordeão e o violão como instrumentos principais
  
O Chamamé Pantaneiro, adaptado do estilo tradicional correntino assim como a polca paraguaia, ambos,  estão vivos no cenário pantaneiro; o chamamé e a polca  fazem  parte da nossa cultura, foram adotados  pela população sul-mato-grossense.
.
Delasnieve Daspet
( pesquisa no site de Antonio da Costa Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário