Representação Proyecto Cultural Sur em Mato Grosso do Sul

terça-feira, 7 de maio de 2013

Delasnieve Daspet - na Câmara Municipal de Campo Grande-MS


foto de Nelson Vieira 
Convidada pelo Vereador Eduardo Romero fui à Câmara Municipal de Campo Grande falar sobre as propostas e alcance da FIP - FESTIVAL INTERNACIONAL DA PALAVRA - EDIÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL - DE 09 A 21 DE MAIO/13 - COMO SOU ABUSADA LI UM POEMA EM HOMENAGEM ÀS MÃES E OUTRO FALANDO DE PAZ - CLARO - não poderia deixar passar o momento - já que a proposta do evento É PAZ E POESIA/POESIA E PAZ.
.

Senhor Presidente  da Câmara Municipal – Vereador Mário Cesar e Senhor Vereador e ativista cultural –  Eduardo Romero, em nome dos quais cumprimento os demais, senhores gestores de cultura, artistas que estão presentes, parceiros de caminhada, bom dia a todos!

Este é um evento promovido pelo Proyeto Cultural Sur , – a  partir de Montreal, no Canadá,  que se encontra na sétima edição em todas as partes.  Entidade que represento em  Mato Grosso do Sul .

É um projeto que caminha pelo mundo,  para todos, por isso me animou e anima,  e,  eu procurei  com meu entusiasmo, convencer outros artistas e escritores, porque é uma realização coletiva, para todos os que tenham algo a dizer, porque nada  é findo, tudo ainda está por fazer, então, como  representante  do Proyecto Culturar Sur,  em Mato Grosso do Sul, estamos reverberando e chamando a todos  para plantarmos poesia e colhermos a paz.

Este ano o tema me foi particularmente caro – duas vertentes com as quais sempre trabalho: PAZ E POESIA – calculei que poderíamos realizar um evento em Campo Grande com as entidades parceiras e fomos  buscá-las, e, a programação ficou rica, muito rica, muito além do que imaginávamos, sem apoio  governamental,  mas com total apoio dos artistas, de ONGs voltadas a arte e a cultura, dos fazedores de cultura e da comunidade. Todos estão carentes de eventos que possam participar e mostrar à população a riqueza de nossas artes e de nossa cultura.

Eu acredito nas coisas realizadas em conjunto. Acredito na luta pela paz no mundo, não "minha paz" mas paz para todos. O mundo precisa de paz porque “as ruínas” são habitadas apenas pelos corvos"  já dissera o poeta David Justice.
O mundo precisa de cultura, e neste momento dirijo-me aos artistas que realizam este evento conosco:


GRUPO DE TEATRO DO VEREADOR EDUARDO ROMERO
ESCOLA ESTADUAL ADAIL DE OLIVEIRA COM A PROFESSORA ROSA FONTOURA
GRUPO CAMALOTE E ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE   COM A PROFESSORA MARLEI SIGRIST
CONSULADO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL POETAS DEL MUNDO - NO ENTORNO DE CAMPO GRANDE COM A POETA VANDA FERREIRA
GRUPO DE TEATRO IMAGINÁRIO  MARACANGALHA COM FERNANDO CRUZ
GRUPO DE ESCOTEIROS MÁRIO DILSON com poeta DI FREITAS
CONSULADO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL POETAS DEL MUNDO E ESCOLA BATISTA ERILÁSIO NOGUEIRA – COM A POETA  NENA SARTI
ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DE MS – COM NELSON VIEIRA
AACC/MS COM ARIADNE CANTU E TEREZINHA SELEM
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL POETAS DEL MUNDO – COM ROBSON SIMÕES, MARCELO FERNANDES E MALU MESTRINHO, GRUPO EMBRUJOS DE ESPAÑA E MARIA HELENA PETTENGIL
CIA DAS ARTES – COM RAMONA RODRIGUES
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO  MÉDIO MARÇAL DE SOUZA TUPÃ Y – COM A PROF. MARA DA SILVA DOS SANTOS
ACADEMIA EVANGELICA DE LETRAS E ARTES DE MS COM VENANCIO JOSIEL DOS SANTOS
ASSOCIAÇÃO SUL MATO-GROSSENSE DA CULTURA CIGANA COM VANESCA DUARTE
COLETIVO DE MULHERES NEGRAS COM ANA JOSÉ LOPES
CPF MAR DE XARAES COM TEDDY TURATTI
GRUPO DE DANÇA ISA YASMIN COM  PROFA ISA YASMIN E NAY HELAL
CENTRO CULTURAL DO CHAMAMÉ COM ORLANDO RODRIGUES
CEPEf – CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL FERREIRA LIMA – COM TEREZINHA FERREIRA LIMA
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL POETAS DEL MUNDO COM TIAGO BUTARELLI E ISMAEL MACHADO
CENTRO CULTURAL OTÁVIO GUIZZO – ATRAVÉS DA FUNDAÇÃO CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL
ARTESÃOS DA PRAÇA DOS IMIGRANTES

Caros artistas e atores, para suprir a falta de recursos monetários,  nós mesmos somos nossos maiores recursos. A maioria das coisas culturais acontecem porque nos fazemos acontecer, pela avaliação do quanto fazemos e do quanto poderíamos fazer se houvesse maior interesse do poder publico na promoção da cultura. Organizamos as respostas, reverberamos essas respostas aos problemas apresentados pela falta de cultura de um povo.
A quem interessa a cegueira do povo, a falta de conhecimentos, a falta de educação, a falta de cultura?  Povo culto saberá escolher, saberá votar, saberá exigir seus direitos e de contrapartida conhecerá as suas obrigações.
E, somos nós - os ativistas e gestores da cultura que iremos mudar este patamar de coisas.

Estarmos presentes neste evento – que no ano passado fez  milhares de apresentações pelo planeta é algo de grandioso e o que vai acontecer – doravante – depende da contribuição de cada um de nós.  Toda jornada começa com um primeiro passo, e, este,  é o primeiro passo nosso – o de nos integrarmos ao mundo globalizado, e, quem sabe – inserir na programação cultural  de nossa capital este importante momento e evento.
OBRIGADA A TODOS E OS AGUARDAMOS EM NOSSAS ATIVIDADES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário