Representação Proyecto Cultural Sur em Mato Grosso do Sul

domingo, 19 de maio de 2013

FIP-MS - DANÇA E POESIA PELA PAZ



FIP-MS  e a DANÇA E POESIA PELA PAZ
 envolvendo a arte da dança árabe, cigana  e teatro pelo  Grupo de Dança Isa Yasmin
Coordenação da Profª Isa Yasmin

.
FIP-MS - DANÇA E POESIA PELA PAZ
.
18.05.13 –( sábado ) noite – 19,30 as 21,30 hs
Centro Cultural Chamamé 

.
Isa  Yasmin Cia de Dança - Raqs Sharqui
Coreografia: Isa Yasmin.
Bailarinas:  Nay Helal, Fabiana Silveira, Rosane, Vania, Fernando Cunha, Michele Dominique,  Negarij,  Fabiane, Mari Aisha, Leticia Giglio, Roberto Marinho,  Kelli Cristina,  Roselene Silveira, Lilian Lenchner
.
Falenas ou "Farashah" azuis, rosas, vermelhas, prateadas, negras, laranjas, verdes, brancas, douradas invadiram o palco...
Voaram baixo e pousaram no Centro Cultural do Chamamé, aqui em Campo Grande, como parte do Festival Internacional da Palavra - com o tema A DANÇA E A POESIA PELA PAZ.
As formas femininas, as linhas arredondadas, véus, tiaras, saias esvoaçantes,  a delicadeza dos  passos nos mostra toda a suavidade da mulher na sua essencia... A partir do quadril o movimento reverbera em todo o corpo, musica e dançarina são unas, indissoluveis, inseparaveis, em perfeita harmonia.
A Mari Aisha -  dançou o Ghawazze Soumbot,  a soumboteya , que representou  a dança do Delta Nilo Egito, praticamente extinta.
Vieram acompanhadas - o Isa  Yasmin Cia de Dança levou, alem dos numeros de dança, do grupo de percussão árabe, que toca instrumentos típicos da cultura, como Snuj (pratinhos de metais que são colocados nos dedos), Derback (similar a um tambor), Bendir (pandeiro grande) e Daff (pandeiro feito com couro de animal).
Apresentaram varios numeros, entre os quais, oriunda do Egito, o Said, tradicional dança folclórica em que os homens dançam com bastão e as mulheres com bengalas.Também a dança das Espadas demonstrando  equilíbrio e destreza no manuseio.
Foi uma noite memorável!
.
Delasnieve Daspet

3 comentários:

  1. Que lindoooooooo parabéns trabalho maravilhoso bjssss

    ResponderExcluir
  2. Foi lindo!Gratidão !Adorei voar com minhas asinhas neste lindo encontro!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos por este belo evento. Paz é tudo que o mundo precisa.
    Marilda Ternura

    ResponderExcluir